4 de agosto de 2014

Espaços escolares: observações no âmbito do PIBID/Geografia

Michelli Zamboni e Mirian Pegoraro
Bolsistas PIBID


A realidade em sala de aula e o convívio com a comunidade escolar são sempre surpreendentes e imprevisíveis, tendo em vista a grande diversidade sociocultural presente nas escolas. Faz-se necessário cada vez mais a convivência no ambiente escolar, principalmente na formação de professores. Os aspectos que fazem parte da observação dos espaços escolares e da comunidade escolar são, de fato, muito importantes para a iniciação à docência. O contato com a escola pública é motivador para a formação de bons professores, pois quando estamos do lado de fora deste ambiente muitas vezes criticamos a gestão escolar, porém, quando há a oportunidade de atuar na escola, pode-se observar as dificuldades encontradas e perceber outra realidade.
O grupo de doze estudantes do Subprojeto PIBID de Chapecó, edição 2014, foi dividido em dois grupos: um foi para a Escola Tancredo de Almeida Neves, localizada no bairro Efapi, e o outro grupo foi para a escola São Francisco, situada no bairro Seminário. Durante a primeira visita, foram feitas observações do ambiente escolar e realizados os primeiros contatos com seus colaboradores.
As escolas são extremamente diferentes. Nem sempre são as mais adequadas e se diferenciam na estrutura, na comunidade, na localização, na parte socioeconômica das famílias. A estrutura da Escola Tancredo Neves é ampla, com ginásio para esportes e diversas atividades, muitos laboratórios, 15 salas de aulas, espaço para refeições, biblioteca em bom estado e organização, com apenas algumas falhas na construção do prédio da escola. As turmas da escola com que trabalhamos, têm bom comportamento, porém interagem muito pouco com o conteúdo e com os professores. Os pais pouco comparecem no ambiente escolar, só quando solicitados, e ainda assim, muito pouco.
A escola enfrenta um problema de cultura na comunidade escolar, pois há pouca aceitação do Ensino Médio Inovador, que institui o ensino em tempo integral na referida escola, não deixando, assim, tempo para os estudantes trabalharem fora. A localização é em um bairro periférico da cidade (Efapi), mas que não influência no processo de aprendizagem dos alunos. 

Entrada da Escola Tancredo Neves
(Foto: Bernardo Luza, 2014).

Laboratório de Informática da Escola Tancredo Neves
(Foto: Bernardo Luza, 2014).

Diferentemente da Escola Tancredo de Almeida Neves, a Escola São Francisco está situada no meio do bairro Seminário, ao sul da cidade de Chapecó. O entorno da escola é bastante diversificado, no qual existem grandes diferenças no perfil socioeconômico das famílias. Sendo a única escola do bairro, abrange desde a primeira série até o último ano do ensino médio. A escola conta hoje com 13 salas de aula, distribuídas em três alas, possui uma biblioteca, um laboratório de informática, uma sala do SAEDE que é para alunos que necessitam de atendimento especial. Não possui um ginásio para a prática de esportes, apenas uma quadra de areia e uma quadra de esportes que não possui cobertura.
Em geral a escola procura se organizar conforme a estrutura que têm à sua disposição. O estado de conservação não é dos melhores. Por um lado, a estrutura da escola é bastante limitada, e por outro, o terreno é grande o suficiente para se ter mais infraestrutura e espaço para atender as necessidades do ambiente. Para a integração dos alunos somente há um pátio, não muito grande, coberto, onde também são servidos os lanches na hora do intervalo e uma área maior a céu aberto. Os alunos não tem outra opção a não ser usar esses espaços com muitas limitações e socializando com os outros colegas.
Os espaços para estudos na escola são muito limitados, pois os alunos têm à disposição as salas de aula, uma pequena biblioteca e um pequeno laboratório de informática. A escola possui várias tecnologias disponíveis a serem exploradas pelos professores, porém todos necessitam de agendamento prévio pela pouca quantidade de aparelhos audiovisuais disponíveis.
As turmas que foram observadas até o momento são agitadas, participativas, porém, muitas vezes a professora não consegue começar a aula, pois a existência de muita conversa e agitação e alunos indisciplinados. Os pais ou responsáveis vão à escola quando a direção solicita o comparecimento dos mesmos.


Entrada da Escola São Francisco.
(Foto: Mirian Pegoraro, 2014).


Vista de uma das salas de aula da Escola São Francisco.
(Foto: Mirian Pegoraro, 2014).


A partir das observações das duas escolas, pudemos perceber a importância do exercício da observação, agora não como alunos, mas como acadêmicos que caminham rumo à docência. E é isso que o PIBID nos proporciona: uma ampla vivência no ambiente escolar, contribuindo para nossa formação a partir da inserção do licenciando na observação de aulas, no convívio com alunos e professores, direção e colaboradores.