Bruna Keschner e
Maycon Fritzen
Bolsistas PIBID
No
último dia 13 de junho de 2014, os alunos do segundo e terceiro ano do Ensino
Médio Inovador da EEB Tancredo de Almeida Neves, acompanhados do Prof. Mário
Toldo Cunha e dos bolsistas do Pibid de Geografia Bruna Keschner e Maycon
Fritzen realizaram trabalho de campo na Usina de Itá, com visitas ao Centro de
Divulgação Ambiental, Usina Hidrelétrica de Itá e cidade de Itá, como atividade
da Oficina Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. A oficina teve como
proposta principal discutir as relações entre ambiente e desenvolvimento no contexto
geopolítico da Nova (Des)Ordem Ambiental Planetária e do capitalismo
neoliberal, relacionando temas discutidos na Geografia acadêmica e na grade
curricular das turmas do segundo ano do Ensino Médio Inovador.
O
trabalho de campo deu-se após a realização de aulas expositivo-dialogadas em
sala de aula, contemplando a discussão sobre as relações entre a sociedade e o
ambiente, o capitalismo e a questão ambiental, o discurso e a prática
sustentável. Ainda em sala de aula os bolsistas apresentaram conteúdos sobre o
contexto histórico-geográfico de Itá, impactos ambientais e sociais decorrentes
da instalação da usina e os quesitos de avaliação do relatório de campo,
atividade decorrente da realização de campo.
O
grupo partiu da EEB Tancredo de Almeida Neves por volta das 8 horas e ainda na
parte da manhã assistiu ao vídeo institucional e conheceu os projetos
ambientais e sociais desenvolvidos pelo Consórcio Itá, proprietário da UHE Itá,
no Centro de Divulgação Ambiental (CDA). Na parte da tarde o guia Rafael, disponibilizado
pelo CDA para acompanhar a visita a UHE Itá, acompanhou o grupo na visita ao
vertedouro principal, barramento, tomada d’água e casa de máquinas, fornecendo
informações importantes para compreender os impactos locais ao ambiente e o
funcionamento de um grande empreendimento hidroelétrico.
Muitas
vezes a prática de sala de aula contribui pra naturalizar uma inversão de
direção na construção do conhecimento geográfico: os alunos assimilam que a
Geografia está apenas no livro didático e no conteúdo de sala de aula. No
entanto, o real movimento de construção do conhecimento Geográfico se dá a partir
da realidade, onde a Geografia não está primeiramente nos livros didáticos ou
unicamente no conteúdo do currículo escolar, e sim no mundo
real-material-social que nos rodeia. É preciso desmistificar a Geografia
escolar e mostrar ao aluno que há Geografia(s) lá onde ele mora, onde ele se
encontra com o seu contexto espacial que também é geográfico. O trabalho de
campo como atividade pedagógica contribui para a construção conjunta
professor-aluno de uma Geografia da/na realidade e da/na vivência cotidiana.