6 de agosto de 2014

Os meios de transporte e sua influência na organização espacial: atividade com sextas séries


Cristiane Stülp e Thiago Santolin
Bolsistas PIBID


Dando início as atividades do PIBID em sala de aula na Escola de Educação Básica São Francisco, foram desenvolvidas atividades sobre o tema “Meios de Transporte”, aplicadas com as duas turmas da sexta série, a fim de acrescentar o conhecimento dos alunos na prática, já que a teoria tinha sido aplicada pela professora supervisora. O objetivo dessas atividades foi mostrar aos alunos os tipos de meios de transporte existentes e as diversas formas que eles são utilizados pelas pessoas.

Inicialmente, as turmas 62 e 63 fizeram uma atividade no laboratório de informática na qual onde eles pesquisaram o que são meios de transporte, quais os tipos de transporte existentes, qual a influência dos mesmos na organização espacial etc. Em seguida, foram apresentados três vídeos educativos sobre o tema, e após uma explicação, discussão e troca de ideias, assim todos tiveram a oportunidade para tirarem suas dúvidas sobre o tema. 

Posteriormente, foram confeccionados cartazes com figuras dos diversos meios de transporte existentes. Na sequência foi realizada uma dinâmica com os alunos, onde foram feitas rodadas de perguntas sobre o tema, questões trabalhadas nas aulas anteriores. Por fim, cada aluno fez um desenho sobre um tipo de meio de transporte sobre a qual foi conversado em sala de aula, e a realização destas atividades resultou em uma nota bimestral.



Elaboração de cartazes com a turma 62
 (Foto: Thiago Santolin, 2014).



Rodadas de perguntas com a turma 63
 (Foto: Thiago Santolin, 2014).


Essas atividades foram desenvolvidas em várias aulas, uma vez que a meta era possibilitar que os alunos entendessem o tema abordado de forma diferente, e como foi solicitado que era para trabalharmos dinâmicas com os alunos, exploramos o tema de diversas maneiras.

Observou-se os objetivos foram alcançados e chegou-se à conclusão de que atividades diferentes precisam ser realizadas mais vezes com os alunos. Com elas a participação deles nas aulas é maior, pois os estudantes se envolvem no tema e até trazem fatos do seu cotidiano. Consequentemente, mostram um interesse maior nas aulas da disciplina e os resultados são melhores.