Cristiane
Stülp e Thiago Santolin
Bolsistas PIBID
Bolsistas PIBID
Dando início as atividades do PIBID em sala de aula na
Escola de Educação Básica São Francisco, foram desenvolvidas atividades sobre o
tema “Meios de Transporte”, aplicadas com as duas turmas da sexta série, a fim
de acrescentar o conhecimento dos alunos na prática, já que a teoria tinha sido
aplicada pela professora supervisora. O objetivo dessas atividades foi mostrar
aos alunos os tipos de meios de transporte existentes e as diversas formas que
eles são utilizados pelas pessoas.
Inicialmente, as turmas 62 e 63 fizeram uma atividade no
laboratório de informática na qual onde eles pesquisaram o que são meios de
transporte, quais os tipos de transporte existentes, qual a influência dos
mesmos na organização espacial etc. Em seguida, foram apresentados três vídeos
educativos sobre o tema, e após uma explicação, discussão e troca de ideias,
assim todos tiveram a oportunidade para tirarem suas dúvidas sobre o tema.
Posteriormente, foram confeccionados cartazes com figuras dos diversos meios de
transporte existentes. Na sequência foi realizada uma dinâmica com os alunos,
onde foram feitas rodadas de perguntas sobre o tema, questões trabalhadas nas
aulas anteriores. Por fim, cada aluno fez um desenho sobre um tipo de meio de
transporte sobre a qual foi conversado em sala de aula, e a realização destas
atividades resultou em uma nota bimestral.
Elaboração de cartazes com a turma 62
Rodadas de perguntas com a turma 63
(Foto: Thiago Santolin, 2014).
(Foto: Thiago Santolin, 2014).
Essas atividades foram desenvolvidas em várias aulas, uma
vez que a meta era possibilitar que os alunos entendessem o tema abordado de
forma diferente, e como foi solicitado que era para trabalharmos dinâmicas com
os alunos, exploramos o tema de diversas maneiras.
Observou-se os objetivos
foram alcançados e chegou-se à conclusão de que atividades diferentes precisam
ser realizadas mais vezes com os alunos. Com elas a participação deles nas
aulas é maior, pois os estudantes se envolvem no tema e até trazem fatos do seu
cotidiano. Consequentemente, mostram um interesse maior nas aulas da disciplina
e os resultados são melhores.