5 de agosto de 2014

Subprojeto Geografia de Chapecó participa do II Encontro Catarinense do PIBID


Cleone Stülp, Thiago Santolin e Verenice Pappis
Bolsistas PIBID

Nos dias 21 e 22 de julho de 2014, representamos o subprojeto PIBID/Geografia de Chapecó no II Encontro Catarinense do PIBID, realizado na cidade de Itajaí/SC. O evento, organizado pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) juntamente com instituições superiores de ensino no estado de Santa Catarina e com a rede de ensino básico de Itajaí, teve como objetivo a integração dos PIBID’s de várias Universidades do estado para um aperfeiçoamento dos conhecimentos, e preparar cada vez mais os alunos para um melhor ensino aprendizagem e uma boa formação do futuro professor.
O evento nos proporcionou um aprimoramento do conhecimento sobre o que é o PIBID, bem como entender o porquê da existência deste programa, a relação entre a teoria e a prática e os desafios que devemos superar. Reforçou para nós a importância de um preparo adequado para uma melhor atuação profissional, e da responsabilidade social dos bolsistas.  
Um dos pontos que mais chamou a nossa atenção ocorreu no primeiro dia, onde os bolsistas de cada curso de graduação se reuniram para conversar e discutir os pontos positivos e negativos do programa. Nessa atividade, percebeu-se que o ensino precisa de muitas melhorias, principalmente na infraestrutura e mais materiais para melhor trabalho dos docentes e aprendizado de alunos. 


Presença no evento: da esquerda para a direita, os bolsistas Cleone, Verenice e Thiago.

As oficinas realizadas no evento foram um aspecto positivo, pois elas trataram de uma maneira prática e simples, de como se pode trabalhar um determinado assunto em sala de aula e/ou fora dela, e quais os recursos que podem ser usados com as metodologias mais adequadas. Porém, as oficinas aconteciam simultaneamente, o que possibilitava participar apenas de uma delas. Houve apresentação de trabalhos, com especialistas nas áreas que discutiam o tema e alunos que apresentaram os resultados de algumas experiências que já vinham sendo realizados em algumas escolas.
Concluímos que a participação no evento foi de grande importância. Uma pena que nem todos os bolsistas puderam desfrutar deste momento. A interação com os demais pibidianos, a troca de experiências e novas aprendizagens foram de extrema relevância para termos um melhor referencial sobre como trabalharmos em nossas escolas de atuação.