Cleone Stülp e Joel Pereira
Bolsistas PIBID
Com
o objetivo de ensinar melhor o conteúdo da Cartografia aos alunos do sétimo ano
da E.E.B. São Francisco, foi desenvolvida uma atividade de confecção de mini
globos pelos alunos de duas turmas, a fim de que compreendessem o valor do
tema, apesar da sua complexidade. Os desafios são ainda maiores quando docentes
da área desenvolvem um projeto com abordagem prática, que inclua participação
efetiva dos alunos da classe escolar, no resultado.
Com
orientação da professora Norma, supervisora do PIBID na referida escola, foi
desenvolvida uma atividade relacionada à Cartografia, com ênfase no conteúdo
sobre coordenadas geográficas. Dedicamo-nos especialmente a repassar aos
estudantes o uso prático dos conceitos geográficos, atrelados a necessidades do
cotidiano, como a divisão em fusos horários e o uso correto de alguns termos da Geografia.
A
atividade específica consistiu em várias etapas até a conclusão: inicialmente,
foi exibido um vídeo curto, referente aos conceitos de fusos horários,
coordenadas geográficas a partir das latitudes e longitudes e suas diferenças,
entre outros conceitos. Os alunos foram estimulados ao reconhecimento dos
elementos em suas vidas, no dia-a-dia, de forma efetiva; também foram
orientados à concentração em tarefas desse porte e no exercício da dinâmica de
grupo, onde haja necessidade de ajuda mútua.
Outra
tarefa desenvolvida foi a manipulação de materiais pedagógicos, como réguas,
trenas, e a prática com unidades de medida, incluindo a lida com figuras geométricas
(esferas em isopor), para construção de globos com rede de coordenadas geográficas (vide fotos a seguir). Além disso, foi trabalhado o uso de transferência de
escalas em representações de diferentes aspectos gráficos (linhas, pontilhados
e círculos) nos traçados que passariam a representar os meridianos e paralelos.
Momento da construção dos globos com paralelos e meridianos.
Alguns dos globos elaborados pelos estudantes.
As
atividades práticas elaboradas pelos alunos foram acompanhadas pelos bolsistas
para orientações e esclarecimento de possíveis dúvidas. Por fim, os alunos
desenvolveram seus próprios globos terrestres.
Ao
longo do período das práticas, tivemos avanços e dificuldades. Um avanço
considerado importante da nossa parte foi a fácil compreensão por parte dos
alunos, que possibilitou contribuir e ajudar outros colegas na confecção dos
globos terrestres. As dificuldades foram com alguns alunos, pelo fato de que a
cada aula precisávamos retomar o que havíamos trabalhado na aula anterior, pois
não lembravam em qual parte havíamos interrompido as atividades.
A
conclusão das atividades ocorreu em forma de uma avaliação oral com cada turma,
por questionamentos relacionados aos conceitos, desenvolvimento das aplicações
da proposta e o levantamento das contribuições em relação aos conteúdos.
Acreditamos
que os resultados foram muito positivos, pois a atividade contribuiu para a
melhor relação ensino/aprendizagem sobre o tema e ajudará os alunos em futuros
trabalhos com temas semelhantes, que necessitem de concentração em tarefas
dessa magnitude para um bom resultado.