28 de agosto de 2014

Compreendendo conhecimentos da Cartografia: relato de experiência em sala de aula

Cleone Stülp e Joel Pereira
Bolsistas PIBID

Com o objetivo de ensinar melhor o conteúdo da Cartografia aos alunos do sétimo ano da E.E.B. São Francisco, foi desenvolvida uma atividade de confecção de mini globos pelos alunos de duas turmas, a fim de que compreendessem o valor do tema, apesar da sua complexidade. Os desafios são ainda maiores quando docentes da área desenvolvem um projeto com abordagem prática, que inclua participação efetiva dos alunos da classe escolar, no resultado.

Com orientação da professora Norma, supervisora do PIBID na referida escola, foi desenvolvida uma atividade relacionada à Cartografia, com ênfase no conteúdo sobre coordenadas geográficas. Dedicamo-nos especialmente a repassar aos estudantes o uso prático dos conceitos geográficos, atrelados a necessidades do cotidiano, como a divisão em fusos horários e o uso correto de alguns termos da Geografia.

A atividade específica consistiu em várias etapas até a conclusão: inicialmente, foi exibido um vídeo curto, referente aos conceitos de fusos horários, coordenadas geográficas a partir das latitudes e longitudes e suas diferenças, entre outros conceitos. Os alunos foram estimulados ao reconhecimento dos elementos em suas vidas, no dia-a-dia, de forma efetiva; também foram orientados à concentração em tarefas desse porte e no exercício da dinâmica de grupo, onde haja necessidade de ajuda mútua.

Outra tarefa desenvolvida foi a manipulação de materiais pedagógicos, como réguas, trenas, e a prática com unidades de medida, incluindo a lida com figuras geométricas (esferas em isopor), para construção de globos com rede de coordenadas geográficas (vide fotos a seguir). Além disso, foi trabalhado o uso de transferência de escalas em representações de diferentes aspectos gráficos (linhas, pontilhados e círculos) nos traçados que passariam a representar os meridianos e paralelos.


 Momento da construção dos globos com paralelos e meridianos.


Alguns dos globos elaborados pelos estudantes. 


As atividades práticas elaboradas pelos alunos foram acompanhadas pelos bolsistas para orientações e esclarecimento de possíveis dúvidas. Por fim, os alunos desenvolveram seus próprios globos terrestres.

Ao longo do período das práticas, tivemos avanços e dificuldades. Um avanço considerado importante da nossa parte foi a fácil compreensão por parte dos alunos, que possibilitou contribuir e ajudar outros colegas na confecção dos globos terrestres. As dificuldades foram com alguns alunos, pelo fato de que a cada aula precisávamos retomar o que havíamos trabalhado na aula anterior, pois não lembravam em qual parte havíamos interrompido as atividades.

A conclusão das atividades ocorreu em forma de uma avaliação oral com cada turma, por questionamentos relacionados aos conceitos, desenvolvimento das aplicações da proposta e o levantamento das contribuições em relação aos conteúdos.  

Acreditamos que os resultados foram muito positivos, pois a atividade contribuiu para a melhor relação ensino/aprendizagem sobre o tema e ajudará os alunos em futuros trabalhos com temas semelhantes, que necessitem de concentração em tarefas dessa magnitude para um bom resultado.