Ederson Nascimento
Coordenador de Área - PIBID/Geografia
No último dia 13/08/2013, entre as 13 e 17 horas, foi realizada no auditório da UFFS Bom Pastor, uma oficina de cinema comentado e de debate sobre a temática do “Aquecimento global”, elaborada pelos subprojetos PIBID de Geografia, Letras e Ciências Sociais da UFFS, campus de Chapecó. A atividade foi coordenada pelos professores da UFFS Ederson Nascimento, Tânia Welter e Morgana Cambrussi, e Cleciomara Sanzovo e Tarcísio Briguenti, da Escola de Educação Básica Marechal Bormann. Contou ainda com a participação de licenciandos bolsistas dos três subprojetos PIBID supramencionados.
A exposição e debate tiveram como
público alvo três turmas de ensino médio (1º e 2º anos) da Escola Marechal
Bormann e ficaram a cargo de um professor convidado (não integrante do PIBID) e
especialista em questões climáticas e ambientais: o geógrafo e prof. Andrey
Binda, da UFFS.
Em linhas gerais, a atividade
teve como pressuposto apresentar aos estudantes do ensino médio a teoria do
aquecimento global enquanto hipótese sobre as mudanças climáticas. Para isso
buscou-se pautar as discussões no sentido de levantar o papel da mídia na
formação popular do discurso do aquecimento global enquanto teoria. Em rápida
enquete realizada com os alunos ficou claro que quase a totalidade julgava o
aquecimento global como teoria irrefutável.
Com vistas a enriquecer as discussões foram selecionados e exibidos trechos de dois importantes documentários (Uma verdade inconveniente – 2006; A grande farsa do aquecimento global – 2007) que apresentavam diferentes visões sobre o aquecimento global e sobre as mudanças climáticas recentes. Por fim, levantaram-se os principais mecanismos que induzem mudanças climáticas, finalizando com reflexões sobre os casos de neve e frio extremo registrado na região sul, como possíveis variações cíclicas do clima. A partir desse momento foi dedicado espaço para perguntas onde ficou claro o interesse dos alunos pelo assunto, devido a curiosidade na desmistificação do aquecimento global enquanto teoria e apresentação de uma nova hipótese para explicação das alterações no clima.
A atividade foi considerada satisfatória, tanto para os estudantes da escola, que puderam vir à universidade e participar do debate de um importante tema para conhecimento, como para a equipe do PIBID, que pode realizar mais uma importante atividade de integração entre os saberes universitário e escolar.