23 de setembro de 2013

Produção de documentários sobre a globalização

Élida Vieira e Cleverton Zamboni
Bolsistas PIBID

Vivemos em uma sociedade sob a égide da globalização, importante processo que impacta direta e desigualmente sobre territórios e populações.  Nesse contexto, os bolsistas desenvolveram uma atividade que envolvesse os alunos com o intuito de fazê-los entender como se deu o processo de globalização, tema este que muito foi estudado pelo geógrafo brasileiro Milton Santos. E para tal, por que não usar dos meios tecnológicos como recurso didático? A atividade teve como objetivo a produção de um documentário relacionado com o conteúdo abordado em aula, bem como com a realidade dos alunos. Cada turma (81 e 82) foi dividida em sete grupos de no máximo cinco alunos, em que estes produziram um vídeo de cerca de três minutos correspondendo com o assunto que lhes foi destinado. Para a edição do documentário final (um em cada turma), a preocupação permeou a busca por uma assimilação do início aos dias atuais desse processo de globalização, que se caracteriza por ser a fase contemporânea do modo de produção capitalista.

Cada grupo ficou encarregado de um assunto, dentre os seguintes:
1) Biografia de Milton Santos;
2) Fases da globalização: desde as Grandes Navegações do século XVI, motivadas pela busca por novos territórios, desenvolvendo o processo de migração para a exploração econômica dessas novas terras. Outra fase que marcou a globalização foi a Revolução Industrial, que se caracterizou pelo uso de máquinas e pelo emprego de mão-de-obra assalariada no lugar do trabalho artesanal, na busca por uma produção cada vez maior levou a divisão social do trabalho, gerando mais lucros para os detentores dos meios de produção. A importância da máquina a vapor, introduzida nos meios de transportes, como trens e barcos. Nesse ínterim, inovações tecnológicas, como o telégrafo e o telefone, expandiram as fronteiras, ampliando os horizontes da comunicação e assim, diminuindo as distâncias.
3) Ênfase dos avanços tecnológicos ocorridos na sociedade, com a Corrida Espacial, no ramos da biotecnologia e robótica.
4) Importantes consequências sociais da Globalização, como o desemprego estrutural, devido à revolução técnico-científico-informacional e a maior mobilidade geográfica do capital;
5) Principais efeitos da globalização para o meio ambiente, com enfoque principal para os recursos naturais;
6) Aquecimento global e conferências ambientais mundiais;
7) Finalmente, para fechar o documentário o tema gerador, Globalização Cultura e Sociedade de Consumo, com evidência para o comércio da principal avenida da cidade de Chapecó, a avenida Getúlio Vargas.

Segue abaixo, o resultado de uma das produções.





Os alunos acharam interessante a ideia de produzir o documentário para compreender melhor o que haviam estudado, pois teriam que fazer uma pesquisa sobre tema que escolheram e depois apresentar para seus colegas. Cada grupo gravou seu vídeo em um local diferente e precisava fazer com que se parecesse com um telejornal.Alguns alunos tiveram um pouco de dificuldade na hora da gravação do vídeo, com problemas de áudio e vídeo, pois foram bastante variados os instrumentos de gravação, tais como webcams, aparelhos de telefone celular, câmeras filmadoras, etc. Além do meio de envolver os alunos com a produção de vídeos, buscou-seainda integrar as alunas surdas. Para esse fim, as meninas interpretaram em libras o conteúdo escolhidos por elas, inserindo uma legenda auxiliar.