Bernardo
Luza
Bolsista
PIBID
Dentre
as atividades desenvolvidas no PIBID, destaca-se o acompanhamento do cotidiano
escolar. Observação das aulas, vivência da rotina da escola, desenvolvimento de
projetos, mas também, participação nas reuniões diversas que envolvem a
comunidade escolar. No dia 04 de abril de 2013 foi realizada na Escola Lara
Ribas uma reunião para planejamento do encerramento do bimestre. Nessa reunião
foram abordadas questões diversas relacionadas às condições de ensino.
Estiveram presentes todos os professores da escola, juntamente com os diretores
e coordenadores pedagógicos, além dos bolsistas PIBID. Dentre as discussões,
foram abordados métodos de ensino, a importância dos pais na participação da vida
escolar de seus filhos, a questão do registro de faltas do aluno, dos encaminhamentos
de outros trabalhos e atividades para complemento avaliativo, das funções do
segundo professor etc.
De
certo modo, observou-se que a vida escolar não está somente na sala de aula,
bem como se percebeu que o planejamento é atividade crucial para a prática dos
docentes. O planejamento é um instrumento que possibilita perceber a realidade,
através de um processo de avaliação, baseado em um referencial futuro. Para
tanto, ele deve ser elaborado de acordo com o contexto social e os fatores
externos do ambiente. Dessa forma, se faz necessário conhecer a realidade
concreta da instituição perpassando todo o conjunto das atividades que aí se
realizam, para que posteriormente sejam diagnosticados os problemas e apontadas
as soluções. A forma de torná-las realidades não pode estar estranha aos
conteúdos transformadores desses mesmos objetivos e nem às condições reais
presentes em cada situação.