23 de setembro de 2013

Planejamento escolar

Bernardo Luza
Bolsista PIBID
Dentre as atividades desenvolvidas no PIBID, destaca-se o acompanhamento do cotidiano escolar. Observação das aulas, vivência da rotina da escola, desenvolvimento de projetos, mas também, participação nas reuniões diversas que envolvem a comunidade escolar. No dia 04 de abril de 2013 foi realizada na Escola Lara Ribas uma reunião para planejamento do encerramento do bimestre. Nessa reunião foram abordadas questões diversas relacionadas às condições de ensino. Estiveram presentes todos os professores da escola, juntamente com os diretores e coordenadores pedagógicos, além dos bolsistas PIBID. Dentre as discussões, foram abordados métodos de ensino, a importância dos pais na participação da vida escolar de seus filhos, a questão do registro de faltas do aluno, dos encaminhamentos de outros trabalhos e atividades para complemento avaliativo, das funções do segundo professor etc.
De certo modo, observou-se que a vida escolar não está somente na sala de aula, bem como se percebeu que o planejamento é atividade crucial para a prática dos docentes. O planejamento é um instrumento que possibilita perceber a realidade, através de um processo de avaliação, baseado em um referencial futuro. Para tanto, ele deve ser elaborado de acordo com o contexto social e os fatores externos do ambiente. Dessa forma, se faz necessário conhecer a realidade concreta da instituição perpassando todo o conjunto das atividades que aí se realizam, para que posteriormente sejam diagnosticados os problemas e apontadas as soluções. A forma de torná-las realidades não pode estar estranha aos conteúdos transformadores desses mesmos objetivos e nem às condições reais presentes em cada situação.