Daniela Feyh Wagner
Heitor Pugnolli
Wagner Weiand
Heitor Pugnolli
Wagner Weiand
Bolsistas PIBID
Durante o mês de junho e julho trabalhamos o continente africano
com os alunos do 9º ano. Vimos suas características gerais, hidrografia,
relevo, clima, localização, vegetação, aspectos sociais, população e economia.
Primeiramente apresentamos o documentário “África, uma história rejeitada”, o qual trata informações e evidências dos africanos primitivos, e
as primeiras migrações para o continente, também a insistência dos
colonizadores europeus em refutar as evidências de civilizações primitivas,
para garantir suas terras e propriedades no continente, onde negam a história
africana contada por primitivos e estabelecem “sua história”. Tal documentário
trouxe maior questionamento aos alunos no que diz a África, onde puderam
conhecer melhor a história do continente. Após discussão em sala, os alunos
elaboraram um texto a respeito do documentário, baseando se em perguntas que
passamos, e expressando seu entendimento a respeito deste e da África.
Abordando aspectos gerais, divisão política, relevo e vegetação,
hidrografia e IDH, os alunos trabalharam em mapas, onde fizeram uma cópia e
pintaram os mesmos. Também aproveitamos a disposição para uma atividade
dinâmica e interativa, na qual os alunos pintaram a divisão continentes no
fundo da sala, com uma divisão simples e colorida. Percebesse que tal atividade
trouxe maior interesse dos alunos para com a geografia, dando maior enfoque nas
aulas.
O mapa-múndi sendo pintado na parede da sala de aula pelos alunos da escola.
Sua confecção ajudou a motivar os alunos a participarem de toda a atividade de ensino-aprendizagem sobre o continente africano, além de contribuir na elevação da auto-estima coletiva dos mesmos ao coloca-los como agentes da construção do conhecimento e da decoração a la Geografia da sala de aula.
A pintura do mapa-múndi finalizada.
O referido mapa passou a ser frequentemente utilizado em aulas que envolvem localização em escala mundial.
Concluindo
o assunto, os alunos, divididos em grupos, abordaram temas distintos do
continente africano, aspectos políticos, físicos, econômicos, populacionais e
sociais. Nele os alunos elaboraram cartazes e os apresentaram, o qual rendeu
uma ótima discussão em sala, principalmente a aspectos sócio econômicos,
debatendo e questionando assuntos como a causa da fome existente na África e
formas de combatê-la.
Ao
finalizar as atividades a respeito da África como continente, percebemos um
maior senso crítico com questões sociais por parte dos alunos, cremos que eles
poderão questionar melhor questões sociais e econômicas, além do
aperfeiçoamento do conhecimento a respeito da África, principalmente sobre suas
questões sociodemográficas e econômicas. Nestas atividades, os alunos
demonstraram maior interesse, percebendo se na melhor elaboração delas.