2 de setembro de 2015

A Geografia da África em sala de aula


Daniela Feyh Wagner
Heitor Pugnolli
Wagner Weiand
Bolsistas PIBID


Durante o mês de junho e julho trabalhamos o continente africano com os alunos do 9º ano. Vimos suas características gerais, hidrografia, relevo, clima, localização, vegetação, aspectos sociais, população e economia.

Primeiramente apresentamos o documentário “África, uma história rejeitada”, o qual trata informações e evidências dos africanos primitivos, e as primeiras migrações para o continente, também a insistência dos colonizadores europeus em refutar as evidências de civilizações primitivas, para garantir suas terras e propriedades no continente, onde negam a história africana contada por primitivos e estabelecem “sua história”. Tal documentário trouxe maior questionamento aos alunos no que diz a África, onde puderam conhecer melhor a história do continente. Após discussão em sala, os alunos elaboraram um texto a respeito do documentário, baseando se em perguntas que passamos, e expressando seu entendimento a respeito deste e da África.


Abordando aspectos gerais, divisão política, relevo e vegetação, hidrografia e IDH, os alunos trabalharam em mapas, onde fizeram uma cópia e pintaram os mesmos. Também aproveitamos a disposição para uma atividade dinâmica e interativa, na qual os alunos pintaram a divisão continentes no fundo da sala, com uma divisão simples e colorida. Percebesse que tal atividade trouxe maior interesse dos alunos para com a geografia, dando maior enfoque nas aulas.




O mapa-múndi sendo pintado na parede da sala de aula pelos alunos da escola.
Sua confecção ajudou a motivar os alunos a participarem de toda a atividade de ensino-aprendizagem sobre o continente africano, além de contribuir na elevação da auto-estima coletiva dos mesmos ao coloca-los como agentes da construção do conhecimento e da decoração a la Geografia da sala de aula.



A pintura do mapa-múndi finalizada.
O referido mapa passou a ser frequentemente utilizado em aulas que envolvem localização em escala mundial.


Concluindo o assunto, os alunos, divididos em grupos, abordaram temas distintos do continente africano, aspectos políticos, físicos, econômicos, populacionais e sociais. Nele os alunos elaboraram cartazes e os apresentaram, o qual rendeu uma ótima discussão em sala, principalmente a aspectos sócio econômicos, debatendo e questionando assuntos como a causa da fome existente na África e formas de combatê-la.


Ao finalizar as atividades a respeito da África como continente, percebemos um maior senso crítico com questões sociais por parte dos alunos, cremos que eles poderão questionar melhor questões sociais e econômicas, além do aperfeiçoamento do conhecimento a respeito da África, principalmente sobre suas questões sociodemográficas e econômicas. Nestas atividades, os alunos demonstraram maior interesse, percebendo se na melhor elaboração delas.