Ederson Nascimento
Coordenador do Subprojeto PIBID Geografia
Desde o segundo semestre de 2014, os subprojetos PIBID do campus Chapecó da UFFS vêm elaborando uma atividade conjunta intitulada “Ciclo de formação humanística”, que tem o intuito de promover a leitura de textos clássicos de cada uma das áreas científicas envolvidas (Geografia, História, Filosofia, Letras, Ciências Sociais, Pedagogia e Interdisciplinar) considerados transversais, e portanto, fundamentais para a formação cidadã do indivíduo.
São realizados encontros mensais para apresentação e debate dos textos. Até o momento já foram realizados quatro encontros, quais sejam:
- Agosto: leitura do livro “O tempo e o vento”, de Érico Veríssimo, com debate conduzido pelo subprojeto de Letras;
- Setembro: leitura de “Discurso do método” de René Descartes, indicada pelo PIBID de Filosofia;
- Outubro: encontro organizado pelo nosso subprojeto, com leitura e debate da obra “O espaço do cidadão”, de Milton Santos, e;
- Novembro: dois capítulos do livro “Formação das almas: o imaginário da República no Brasil”, de José M. de Carvalho, sugeridos pelo PIBID de História.
Para cada um dos encontros, todos os participantes do PIBID (bolsistas, supervisores e coordenadores de área) fizeram a leitura dos textos indicados e participaram dos debates, cuja condução ficou a cargo dos bolsistas do subprojeto que indicou a obra. No caso do subprojeto de Geografia, foi feito ainda um debate da obra¹ do geógrafo Milton Santos em um encontro interno do grupo antes de realizar o debate com os demais subprojetos, a fim de dirimir dúvidas e orientar os estudantes para as apresentações.
Debate do livro "O espaço do cidadão", promovido pelo subprojeto PIBID de Geografia.
Na foto, da esquerda para a direita: Maycon Fritzen, Bernardo Luza, Verenice Pappis (bolsistas), Ederson Nascimento (coordenador de área), Daniela Wagner, Michelli Zamboni e Mirian Pegoraro (bolsistas).
Na foto, da esquerda para a direita: Maycon Fritzen, Bernardo Luza, Verenice Pappis (bolsistas), Ederson Nascimento (coordenador de área), Daniela Wagner, Michelli Zamboni e Mirian Pegoraro (bolsistas).
Os encontros de formação, que
prosseguirão em 2015, têm contribuído com a formação acadêmica e cidadã dos
participantes, ao oportunizar a leitura de importantes obras oriundas de campos
do conhecimento diferentes da área pessoal de graduação. Além disso, ajudou os
pibidianos a desenvolverem sua oratória, ao oportuniza-los (e desafiados a) falar para uma plateia com número considerável de ouvintes, e de diferentes áreas do conhecimento científico.
¹ Uma das mais importantes obras do pensamento geográfico e social, o livro "O espaço do cidadão", foi publicado em 1987 pela editora Nobel, tendo várias reedições posteriores. Atualmente, a íntegra do texto também está disponível para acesso livre na coletânea de textos de Milton Santos intitulada "O espaço da cidadania e outras reflexões" (item III.3), organizada pela Fundação Ulysses Guimarães.