13 de setembro de 2015

Espaço urbano e espaço rural: atividade de ensino


Fabiane Ripplinger e Mirian Pegoraro
Bolsistas PIBID

Em tempos passados, o espaço rural era interpretado somente como o espaço não urbanizado em uma cidade, mas com o passar dos anos esse conceito adquiriu uma nova configuração, em decorrência da modernização e da mecanização do campo, através de programas de incentivos do Estado aos produtores rurais. Com isso, há uma crescente relação de interdependência entre o espaço rural e urbano, no qual o produtor rural depende de máquinas agrícolas, adubos químicos, sementes, entre outros disponíveis no meio urbano. Já o espaço urbano depende do espaço rural, através da produção de alimentos e matérias primas extraídas no espaço rural, utilizadas principalmente em indústrias.

Com a modernização e mecanização do campo houve um aumento da produção, porém muitas pessoas perderam seus empregos e a possibilidade de se manter no meio rural. Neste sentido ocorreu um fenômeno chamado êxodo rural, ou seja, a um deslocamento populacional do meio rural para o urbano.


Estas pessoas que saem do campo e vão para a cidade geralmente não conseguem um emprego fixo rapidamente, pois não possuem a qualificação necessária para ocupar as vagas disponíveis no mercado de trabalho neste local. Sucessivamente, há um problema com a moradia, pois sem emprego fixo, e necessitando pagar aluguel, água e luz, torna-se cada vez mais difícil sustentar a família, logo ficam endividados e o destino são as ruas ou constroem casas em favelas com o pouco dinheiro que conseguem no subemprego na cidade. A violência, a falta de saneamento básico, falta de vagas em creches, hospitais e pronto-atendimentos lotados, falta de medicamentos gratuitos nestes locais, são consequências de um crescimento populacional desordenado.


Imagens de diferentes pontos da cidade do espaço periurbano de Chapecó mostrando as interfaces entre o rural e o urbano e os contrastes socioespaciais. As fotos foram utilizadas nas exposições em aulas.
Fotos: Mirian Pegoraro (2015). 


A temática citada acima constitui-se como parte de uma intervenção escolar. As aulas deram-se de modo expositivas/participativas, utilizando quatro aulas com uma turma de sétimo ano na EEB São Francisco. Como objetivo desta intervenção, buscou-se que os alunos compreendessem as diferenças entre o espaço urbano e o rural, bem como as relações que existem entre ambos. Para isso, debateu-se o conteúdo com os alunos, resolveu-se exercícios, bem como confeccionou-se cartazes com posterior apresentação oral e para finalizar, foram apresentadas algumas fotos da cidade de Chapecó/SC. 


Os alunos elaboraram cartazes sobre as "dimensões socioespaciais do rural e do urbano".
Fotos: Fabiane Ripplinger (2015).

Como avaliação da intervenção, pode-se concluir que os alunos tiveram dificuldade no início, porém eram participativos e questionavam quando não entendiam. Isso torna a aula mais produtiva e contribui no processo de ensino aprendizagem. Pode-se afirmar que tanto os alunos como as bolsistas tiveram grande aprendizagem sobre a temática. Vale ressaltar que apesar de ter sido pouco tempo e talvez a metodologia não ter sido inovadora, configura-se como a primeira intervenção das bolsistas e certamente será qualificada.