Cristiane Santin
Bolsista PIBID
A atividade proposta para as
turmas do 1º ano do Ensino Médio (105 e 106) da escola Marechal Bormann, onde
foi empregado os conceitos de lugar e paisagem, teve por objetivo fazer com que
os alunos trabalhassem com fotografias de paisagens em seu lugar de vivência,
estimulando no aluno a percepção dos elementos presentes no espaço. Através da
atividade também se pode reconhecer as diferentes paisagens presentes no
dia-a-dia construindo assim um conhecimento que articula teoria e prática, além de
incentivar aos alunos o uso de fotografias para a descrição e análise da
paisagem, possibilitando uma melhor compreensão do conceito de paisagem e lugar
através de fotografias.
O conceito de paisagem é
entendido segundo Aziz Ab’Saber como um aspecto visível como não visível
também, sendo o último o clima, o vento, etc. Pode também ser compreendido como
paisagem natural e paisagem construída, sendo que a primeira é quase
inexistente nos dias de hoje, pois refere-se a não interferência humana na
mesma. Já o segundo tipo corresponde às paisagens construídas e modificadas pela
ação antrópica.
O conceito de lugar em geral
é definido como um “espaço que se torna familiar ao indivíduo, é o espaço
vivido, do experienciado”. Desta forma o termo lugar se assemelha com o de
espaço, diferenciando-se a partir do momento em que o espaço deixa de ser indiferente
às pessoas que ocupam o mesmo, passando a ser lugar quando as mesmas passam a ter
contato com este e na medida em que conhecem melhor adquirindo um certo valor(histórico,
cultural) (CAVALCANTI, 1998, p. 89).
A atividade se deu em um
primeiro momento com explicação a cerca da oficina aos estudantes e dos
conceitos. Em seguida, em um período extraclasse, os estudantes foram a campo
para observar a paisagem geográfica e registrar alguns de seus aspectos em fotografias.
Num outro momento, em aula
os alunos fizeram a seleção e análise das fotos, a fim de selecionar as cinco
que melhor representam os conceitos estudados durante as aulas teóricas de Geografia
para, em seguida, apresentá-las aos colegas. Cada equipe teve a
responsabilidade de analisar e fotografar paisagens de um tema específico
escolhido a priori dentre sete, que
são: paisagens naturais, verticais, horizontais, culturais, comerciais,
industriais e agrícolas. A seguir, são apresentadas imagens do momento das
apresentações à turma.
Apresentação das paisagens em sala de aula Foto: Flavia Vacarin, 2013. |
Após a análise e seleção das fotos, os estudantes fizeram o exercício de união entre teoria e prática em forma de textos, além de desenvolver painéis. Abaixo fotografias que mostram o momento em que os alunos montaram os painéis e do mesmo exposto na escola para a comunidade escolar.
Alunos montando painéis de acordo com cada tipo de paisagem. Foto: Aline Ludwig, 2013. |
Montagem de painéis com os trabalhos elaborados. Foto: Cristiane Santin, 2013.
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Analisando esta atividade pode-se perceber-se
que os alunos tiveram limitação ao descrever as fotos, sendo que as mesmas
foram muito superficiais. Porém obtiveram o domínio dos conceitos de paisagem e
lugar, além de espaço geográfico que também foi explicado para os mesmos. Outro
ponto a destacar foi a forma de seleção das fotos, onde os alunos acabaram
focalizando um objeto na imagem ao invés de priorizar a paisagem como um todo.
Na descrição das fotos, os alunos em sua maioria acabaram por descrever o que
continha na foto apenas, sem fazer um reconhecimento do lugar em que escolheram
para tirar estas fotos.
Referência:
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia escolar e a construção de conceitos no ensino. In: ______. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. p. 87-136.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia escolar e a construção de conceitos no ensino. In: ______. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. p. 87-136.