23 de abril de 2013

Oficina sobre paisagem e lugar com turmas de 1ª série do ensino médio utilizando fotografias

Cristiane Santin
Bolsista PIBID

A atividade proposta para as turmas do 1º ano do Ensino Médio (105 e 106) da escola Marechal Bormann, onde foi empregado os conceitos de lugar e paisagem, teve por objetivo fazer com que os alunos trabalhassem com fotografias de paisagens em seu lugar de vivência, estimulando no aluno a percepção dos elementos presentes no espaço. Através da atividade também se pode reconhecer as diferentes paisagens presentes no dia-a-dia construindo assim um conhecimento que articula teoria e prática, além de incentivar aos alunos o uso de fotografias para a descrição e análise da paisagem, possibilitando uma melhor compreensão do conceito de paisagem e lugar através de fotografias.

O conceito de paisagem é entendido segundo Aziz Ab’Saber como um aspecto visível como não visível também, sendo o último o clima, o vento, etc. Pode também ser compreendido como paisagem natural e paisagem construída, sendo que a primeira é quase inexistente nos dias de hoje, pois refere-se a não interferência humana na mesma. Já o segundo tipo corresponde às paisagens construídas e modificadas pela ação antrópica.

O conceito de lugar em geral é definido como um “espaço que se torna familiar ao indivíduo, é o espaço vivido, do experienciado”. Desta forma o termo lugar se assemelha com o de espaço, diferenciando-se a partir do momento em que o espaço deixa de ser indiferente às pessoas que ocupam o mesmo, passando a ser lugar quando as mesmas passam a ter contato com este e na medida em que conhecem melhor adquirindo um certo valor(histórico, cultural) (CAVALCANTI, 1998, p. 89).

A atividade se deu em um primeiro momento com explicação a cerca da oficina aos estudantes e dos conceitos. Em seguida, em um período extraclasse, os estudantes foram a campo para observar a paisagem geográfica e registrar alguns de seus aspectos em fotografias.

Num outro momento, em aula os alunos fizeram a seleção e análise das fotos, a fim de selecionar as cinco que melhor representam os conceitos estudados durante as aulas teóricas de Geografia para, em seguida, apresentá-las aos colegas. Cada equipe teve a responsabilidade de analisar e fotografar paisagens de um tema específico escolhido a priori dentre sete, que são: paisagens naturais, verticais, horizontais, culturais, comerciais, industriais e agrícolas. A seguir, são apresentadas imagens do momento das apresentações à turma.

Apresentação das paisagens em sala de aula
Foto: Flavia Vacarin, 2013.

Após a análise e seleção das fotos, os estudantes fizeram o exercício de união entre teoria e prática em forma de textos, além de desenvolver painéis. Abaixo fotografias que mostram o momento em que os alunos montaram os painéis e do mesmo exposto na escola para a comunidade escolar.


Alunos montando painéis de acordo com cada tipo de paisagem.
Foto: Aline Ludwig, 2013.

Montagem de painéis com os trabalhos elaborados.
Foto: Cristiane Santin, 2013.


Um dos painéis exposto no mural da escola.
Foto: Flavia Vacarin, 2013.
Analisando esta atividade pode-se perceber-se que os alunos tiveram limitação ao descrever as fotos, sendo que as mesmas foram muito superficiais. Porém obtiveram o domínio dos conceitos de paisagem e lugar, além de espaço geográfico que também foi explicado para os mesmos. Outro ponto a destacar foi a forma de seleção das fotos, onde os alunos acabaram focalizando um objeto na imagem ao invés de priorizar a paisagem como um todo. Na descrição das fotos, os alunos em sua maioria acabaram por descrever o que continha na foto apenas, sem fazer um reconhecimento do lugar em que escolheram para tirar estas fotos.

Referência:
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia escolar e a construção de conceitos no ensino. In: ______. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. p. 87-136.