Por Cleverton Zamboni e Élida Vieira
Bolsistas PIBID
Diante da correria do dia a
dia, onde cada vez mais a informação está ao nosso alcance, muitas vezes não
nos damos conta que frequentemente estamos sendo alvos de discursos
ideológicos, transmitidos pelas mais variadas maneiras. E nos deparamos com as
formas de transmissão de conjuntos de ideias, pensamentos e visões de mundo
enviesadas, que orientam as ações sociais e políticas de um indivíduo ou grupo,
dando-se principalmente através dos meios de comunicação.
Certamente os filmes,
desenhos animados e histórias em quadrinhos têm um papel relevante nessa transposição
de pensamentos, especialmente os que abordam conflitos entre povos e culturas
distintos, onde seus elaboradores tendem a atribuir imagens diferenciadas entre
uns e outros em pares opostos: “mocinhos x bandidos”, “salvadores x
destruidores do universo”, etc.
Nesta linha de análise, os
discursos ideológicos são item importante para abordagem no ensino de conteúdos
da Geografia Escolar que tratam de grandes conflitos político-territoriais,
como é o caso das duas Grandes Guerras Mundiais e a Guerra Fria. Assim, visando
facilitar o ensino-aprendizagem destes conteúdos, propôs-se a criação, por
estudantes da educação básica, de Histórias em Quadrinhos, na qual os
personagens seriam agentes de difusão ideológica dos países envolvidos nos
conflitos. Esta atividade lúdica, realizada em duas turmas da 8° série do
ensino fundamental da Escola Marechal Bormann, teve o como principal objetivo
permitir com que os alunos compreendessem as formas de manifestação e
transmissão de ideologias em âmbito mundial e refletissem sobre sua função ao
serem envolvidos na condição de “executores” de discursos ideológicos.
Cada turma foi organizada de
modo que os alunos pudessem trabalhar em grupos (2 a 3 alunos), tendo cada
grupo a incumbência de elaborar uma história em quadrinhos, com a escolha de
personagens já criados ou da própria criação do grupo. Os alunos criaram o
enredo para a história de acordo com o conteúdo trabalhado em sala de aula, no
contexto de que esta figura dramática conseguisse difundir uma ideologia.
Foto: ClevertonZamboni, 2013
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Alunos da 8° série planejando como iriam realizar e
representar
o conteúdo do livro didático na atividade proposta.
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Fonte:
acervo PIBID/Geografia, 2013
Tirinha
elaborada por alunas da 8ª série representando a corrida espacial em 1969,
quando do lançamento da primeira espaçonave à Lua, a
Apollo 11.
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Foto:
Élida Vieira, 2013
Trabalhos expostos em mural após socialização em sala.
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