25 de abril de 2013

Os discursos ideológicos nos conflitos político-territoriais: experiência de ensino através da produção de histórias em quadrinhos

Por Cleverton Zamboni e Élida Vieira
Bolsistas PIBID

Diante da correria do dia a dia, onde cada vez mais a informação está ao nosso alcance, muitas vezes não nos damos conta que frequentemente estamos sendo alvos de discursos ideológicos, transmitidos pelas mais variadas maneiras. E nos deparamos com as formas de transmissão de conjuntos de ideias, pensamentos e visões de mundo enviesadas, que orientam as ações sociais e políticas de um indivíduo ou grupo, dando-se principalmente através dos meios de comunicação.

Certamente os filmes, desenhos animados e histórias em quadrinhos têm um papel relevante nessa transposição de pensamentos, especialmente os que abordam conflitos entre povos e culturas distintos, onde seus elaboradores tendem a atribuir imagens diferenciadas entre uns e outros em pares opostos: “mocinhos x bandidos”, “salvadores x destruidores do universo”, etc.

Nesta linha de análise, os discursos ideológicos são item importante para abordagem no ensino de conteúdos da Geografia Escolar que tratam de grandes conflitos político-territoriais, como é o caso das duas Grandes Guerras Mundiais e a Guerra Fria. Assim, visando facilitar o ensino-aprendizagem destes conteúdos, propôs-se a criação, por estudantes da educação básica, de Histórias em Quadrinhos, na qual os personagens seriam agentes de difusão ideológica dos países envolvidos nos conflitos. Esta atividade lúdica, realizada em duas turmas da 8° série do ensino fundamental da Escola Marechal Bormann, teve o como principal objetivo permitir com que os alunos compreendessem as formas de manifestação e transmissão de ideologias em âmbito mundial e refletissem sobre sua função ao serem envolvidos na condição de “executores” de discursos ideológicos.

Cada turma foi organizada de modo que os alunos pudessem trabalhar em grupos (2 a 3 alunos), tendo cada grupo a incumbência de elaborar uma história em quadrinhos, com a escolha de personagens já criados ou da própria criação do grupo. Os alunos criaram o enredo para a história de acordo com o conteúdo trabalhado em sala de aula, no contexto de que esta figura dramática conseguisse difundir uma ideologia.


        Foto: ClevertonZamboni, 2013
Alunos da 8° série planejando como iriam realizar e representar
o conteúdo do livro didático na atividade proposta.


                          Fonte: acervo PIBID/Geografia, 2013
Tirinha elaborada por alunas da 8ª série representando a corrida espacial em 1969,
quando do lançamento da primeira espaçonave à Lua, a Apollo 11.


                                                      Fonte: acervo PIBID/Geografia, 2013
Trabalho da 8° série representa guerra entre Estados Unidos e Japão onde Estados Unidos com seu maior poder de fogo deixa muitos mortos e destruição assim derrotando o Japão.



                                                                Fonte: acervo PIBID/Geografia, 2013
Trabalho da 8° série, representando os Estados Unidos preocupados consigo
 mesmo,almejando mais poder.


        Fonte: acervo PIBID/Geografia, 2013.
Pôster representando a corrida espacial no âmbito do conflito ideológico entre Socialismo e Capitalismo


Tanto os alunos tanto como a professora supervisora ficaram satisfeitos com os resultados da atividade proposta, pois a mesma contribuiu para um melhor aproveitamento no aprendizado dos conteúdos, devido ao envolvimento dos estudantes na sistematização de ideias e na construção das ilustrações e histórias. Os bolsistas do PIBID ficaram satisfeitos com os resultados da atividade, pois os alunos aceitaram-na muito bem e se interessaram em produzir bons resultados, o que faz com que sejam válidas novas experiências “alternativas” construir o conhecimento em sala de aula.


              Foto: Élida Vieira, 2013
Trabalhos expostos em mural após socialização em sala.