Bruno
de Matos Casaca
Bolsista
PIBID
Diariamente
somos “bombardeados”
de informações pelas redes de comunicação, principalmente pela televisão,
muitas dessas relacionados ao consumo. Esse modo de comunicação, a propaganda,
é importante, pois de forma clara e simples transmite a ideia a ser divulgada. Ao introduzir o
conteúdo da mídia e suas influências à população, os alunos do 5º ano das
séries iniciais, tiveram contato com as formas de propagandas: informativa e
persuasiva. Neste contexto, os bolsistas que acompanhavam a turma realizaram
uma atividade com os alunos do 5° ano do ensino fundamental da Escola Marechal Bormann, a fim de fazê-los vivenciar a produção de
uma propaganda, refletir sobre a maneira que algumas propagandas podem ser
facilmente influenciáveis. A atividade consistiu em cada dupla de alunos criar um produto nos seguintes temas: vestuário,
cosméticos, alimentação, informática e brinquedos, bem como vendê-los na forma
de propaganda.
A turma foi
organizada de forma que cada tema aparecesse duas vezes, e para que ocorresse
competição entre as propagandas, cada dupla tinha um tempo de dois minutos por
propaganda. Na
sequência foram feitos planejamento, de como cada aluno faria a propaganda, bem
como, cada fala e atitude para ser realizada. Após isso, foi realizada um
ensaio com cada dupla.
Alunas apresentando. |
Outra dupla apresentando seu produto. |
Na semana seguinte, foram realizadas as apresentações das propagandas. Cada dupla tinha dois minutos para apresentar a propaganda na frente de toda a turma. Foi solicitado ao restante dos alunos que prestassem atenção à propaganda, sem conversas, mas foi liberado a eles a possibilidade de fazer caretas e/ou gestos, pois essas são ações que os mesmo fazem frequentemente tanto em sala, como em casa.
Foram realizadas
propagandas de: roupa com camuflagem e conjunto de vestido com sandálias
(vestuário); protetor solar e conjunto de cremes (cosméticos); sanduiche
natural e barra de chocolate (alimentação); vídeogame para Playstation® 3 e aparelho celular (informática); conjunto de tênis
de mesa e (brinquedos).
Vestuário foi um dos temas apresentados. |
A imaginação mexeu com a turma: roupa de camuflagem outro tema apresentado. |
Em geral a atividade foi tida como satisfatória, os alunos criaram propagandas de vendas de produtos, bem comuns vistas hoje pela mídia. A maior dificuldade vista por eles foi o tempo de fala, pois eles planejaram uma escrita que não ocupou todo o tempo necessário e tiveram que improvisar na hora para gastar esse tempo. Essa atividade torna-se interessante, pois parte de um planejamento que o aluno faz do evento, avalia-se disso seus próprios resultados, além de motivar o trabalho em grupo e responsabilidades.