4 de fevereiro de 2013

O papel da propaganda: experiência de ensino com os 5° anos

Bruno de Matos Casaca

Bolsista PIBID



Diariamente somos “bombardeados” de informações pelas redes de comunicação, principalmente pela televisão, muitas dessas relacionados ao consumo. Esse modo de comunicação, a propaganda, é importante, pois de forma clara e simples transmite a ideia a ser divulgada. Ao introduzir o conteúdo da mídia e suas influências à população, os alunos do 5º ano das séries iniciais, tiveram contato com as formas de propagandas: informativa e persuasiva. Neste contexto, os bolsistas que acompanhavam a turma realizaram uma atividade com os alunos do 5° ano do ensino fundamental da Escola Marechal Bormann, a fim de fazê-los vivenciar a produção de uma propaganda, refletir sobre a maneira que algumas propagandas podem ser facilmente influenciáveis. A atividade consistiu em cada dupla de alunos criar um produto nos seguintes temas: vestuário, cosméticos, alimentação, informática e brinquedos, bem como vendê-los na forma de propaganda.

A turma foi organizada de forma que cada tema aparecesse duas vezes, e para que ocorresse competição entre as propagandas, cada dupla tinha um tempo de dois minutos por propaganda. Na sequência foram feitos planejamento, de como cada aluno faria a propaganda, bem como, cada fala e atitude para ser realizada. Após isso, foi realizada um ensaio com cada dupla.


Alunas apresentando.




Outra dupla apresentando seu produto.

          
         Na semana seguinte, foram realizadas as apresentações das propagandas. Cada dupla tinha dois minutos para apresentar a propaganda na frente de toda a turma. Foi solicitado ao restante dos alunos que prestassem atenção à propaganda, sem conversas, mas foi liberado a eles a possibilidade de fazer caretas e/ou gestos, pois essas são ações que os mesmo fazem frequentemente tanto em sala, como em casa.


Foram realizadas propagandas de: roupa com camuflagem e conjunto de vestido com sandálias (vestuário); protetor solar e conjunto de cremes (cosméticos); sanduiche natural e barra de chocolate (alimentação); vídeogame para Playstation® 3 e aparelho celular (informática); conjunto de tênis de mesa e (brinquedos).

Vestuário foi um dos temas apresentados.

A imaginação mexeu com a turma: roupa de camuflagem outro tema apresentado.

        
          Em geral a atividade foi tida como satisfatória, os alunos criaram propagandas de vendas de produtos, bem comuns vistas hoje pela mídia. A maior dificuldade vista por eles foi o tempo de fala, pois eles planejaram uma escrita que não ocupou todo o tempo necessário e tiveram que improvisar na hora para gastar esse tempo. Essa atividade torna-se interessante, pois parte de um planejamento que o aluno faz do evento, avalia-se disso seus próprios resultados, além de motivar o trabalho em grupo e responsabilidades.