Claudia Reinehr Campana
Bolsista PIBID
O PIBID fornece uma
primeira experiência sobre a atuação em sala de aula como docente. A
escolha da licenciatura na graduação nos dias de hoje se torna preocupante, principalmente
perante o comportamento dos alunos em sala de aula. A participação no projeto
nos permite o contato com realidades que encontraremos futuramente, no
exercício da profissão. Este relato visa apresentar e avaliar uma das práticas
que desenvolvemos no PIBID-Geografia da UFFS: o acompanhamento das aulas da
supervisora.
![]() |
Acompanhamento das aulas. |
![]() |
Presença da bolsista em sala de aula. |
O PIBID traz aos bolsistas acadêmicos uma experiência única, podendo conhecer estratégias didáticas de ensino, através da observação em sala de aula com a professora supervisora, que nos ensina, por exemplo, como cativar seus alunos de difícil comportamento despertando neles a atenção em suas explicações.
Com minha intervenção em sala de aula,
pude aprender a importância de alterar o tom de voz, a necessidade de uma fala
mais clara para os alunos terem uma melhor compreensão e a
importância da leitura e pesquisa constante de assuntos a serem
ensinados e com exemplos mais próximos do cotidiano dos alunos.
![]() |
Aula ministrada pela professora supervisara. |
Durante observações na escola e debates na UFFS, percebi que uma boa educação é fundamental na construção de um futuro melhor aos jovens que estão se formando, tendo o professor um papel essencial nesta formação. Em minhas intervenções, no primeiro ano do ensino médio, repassei conteúdos sobre a importância da geografia, como o conhecimento sobre a utilização do espaço geográfico é importante, e o que é o estudo da geografia. Através da leitura e explicação de textos, mais a complementação da supervisora, foi aplicado uma avaliação, após o término dos conteúdos. Houve uma boa participação por parte dos alunos, com relatos pessoais, podendo se perceber que não tinha conhecimento real da imensidão de informações que contempla a Geografia.