25 de abril de 2013

Relato de experiência

Claudia  Reinehr Campana
Bolsista  PIBID

            O PIBID fornece uma primeira experiência sobre a atuação em sala de aula como docente. A escolha da licenciatura na graduação nos dias de hoje se torna preocupante, principalmente perante o comportamento dos alunos em sala de aula. A participação no projeto nos permite o contato com realidades que encontraremos futuramente, no exercício da profissão. Este relato visa apresentar e avaliar uma das práticas que desenvolvemos no PIBID-Geografia da UFFS: o acompanhamento das aulas da supervisora.


Acompanhamento das aulas.

Presença da bolsista em sala de aula.

O PIBID traz aos bolsistas acadêmicos uma experiência única, podendo conhecer estratégias didáticas de ensino, através da observação em sala de aula com a professora supervisora, que nos ensina, por exemplo, como cativar seus alunos de difícil comportamento despertando neles a atenção em suas explicações.

Com minha intervenção em sala de aula, pude aprender a importância de alterar o tom de voz, a necessidade de uma fala mais clara para os alunos terem uma melhor compreensão e a importância  da leitura e pesquisa constante de assuntos a serem ensinados e com exemplos mais próximos do cotidiano dos alunos.


Aula ministrada pela professora supervisara.

Durante observações na escola e debates na UFFS, percebi que uma boa educação é fundamental na construção de um futuro melhor aos jovens que estão se formando, tendo o professor um papel essencial nesta formação.      Em minhas intervenções, no primeiro ano do ensino médio, repassei conteúdos sobre a importância da geografia, como o conhecimento sobre a utilização do espaço geográfico é importante, e o que é o estudo da geografia. Através da leitura e explicação de textos, mais a complementação da supervisora, foi aplicado uma avaliação, após o término dos conteúdos. Houve uma boa participação por parte dos alunos, com relatos pessoais, podendo se perceber que não tinha conhecimento real da imensidão de informações que contempla a Geografia.