24 de novembro de 2017

Orientando-se no espaço: práticas lúdicas no ensino da Geografia.

Gerson Junior Naibo e Tatiane Ribeiro
Bolsistas PIBID


Nos meses de junho e julho de 2017, os bolsistas do PIBID, com auxílio da professora e supervisora Luzia Cleonir Colla Zuanazzi, desenvolveram suas atividades na Escola de Educação Básica Coronel Lara Ribas, intervindo nas aulas da turma do 6º ano do Ensino Fundamental, turno vespertino.
Durante este período de oito semanas, foram desenvolvidas atividades relacionadas aos seguintes assuntos: coordenadas geográficas, coordenadas UTM, fusos horários, orientação geográfica, localização espacial, cartografia no meio tecnológico e instrumentos de navegação. Tais assuntos foram abordados em sala com variados métodos de ensino, tais como: leitura do livro didático, realização de atividades teóricas, discussão a cerca do conteúdo, apresentação de slides, rodas de conversa e por fim a principal atividade realizada que merece destaque, o concurso “Rosa dos Ventos”, prática de caráter lúdico na qual os alunos foram subdivididos em duplas e trios para confeccionar modelos e submeter ao concurso. Para avaliação desta atividade, e como critério classificatório, foram utilizados os seguintes parâmetros de avaliação: rigor científico (20%); originalidade e criatividade (40%); diversificação do material utilizado (15%); aspecto geral do trabalho (20%) e entrega no prazo estipulado (05%).
Por fim, foram realizadas atividades práticas de orientação geográfica na quadra de esportes da escola. Foi feito à utilização da “Rosa dos Ventos”, criada pelos estudantes, para orientação no espaço, onde cada grupo de alunos neste espaço deveriam posicionar sua “Rosa dos Ventos” em relação ao local que estavam, obedecendo à orientação pelo sol, por pontos cardeais ou colaterais. Entre outras requisições pedimos aos alunos em qual direção estava sua casa, a padaria e outros pontos da cidade. Utilizamos também, em seguida, o receptor GPS para mostrar outros meios de orientação cartográfica.
Com esta atividade do concurso “Rosa dos Ventos”, conseguimos ter maior percepção da importância de atividades práticas como método no ensino na Geografia, o que possibilita uma melhor compreensão dos assuntos estudos junto ao meio estudantil.
Nesta atividade, tivemos dedicação total de todos os estudantes, o que possibilitou observar diversos comportamentos em relação a suas individualidades e sociabilidades, uma vez que se pode perceber a organização dos alunos no planejamento das atividades e tarefas propostas. O resultado desta atividade foi o desenvolvimento da criatividade intelectual dos alunos, que gerou ótimos resultados. A competitividade foi um dos parâmetros que esta atividade possibilitou ser trabalhada, pois, todos queriam se destacar e mostrar de forma positiva que o desafio gerado em forma de competição, pudesse levar os alunos a compreender e apreender de uma forma dinâmica. Os três melhores trabalhos apresentados no Concurso Rosa dos Ventos, ganharam uma premiação. Todos os trabalhos foram expostos na IV Mostra do Conhecimento, realizada na referida escola, no dia 12/07/2017.
A seguir exibimos algumas imagens do concurso e dos materiais produzidos. 





Ao fim deste projeto percebemos o quão é importante à existência de programas como este, pois, intensificam a relação de ensino e aprendizagem, na formação de pessoas fundamentadas, com segurança nos ensinamentos ali expostos, trazendo ótimos profissionais para a área de ensino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário