19 de dezembro de 2017

Oficina de Cartografia Tátil: técnica inclusiva na educação escolar


Gerson Júnior Naibo
Acadêmico do curso de Geografia/UFFS e bolsista PIBID

Ademar Graeff
Acadêmico do curso de Geografia/UFFS


No dia 23 de novembro de 2017, ministramos uma oficina na VII Semana Acadêmica de Geografia & IV Encontro Regional para Estudos Geográficos da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, campus Chapecó. A oficina é intitulada “Cartografia Tátil: técnica inclusiva na educação escolar”, e teve por finalidade promover o debate sobre a importância da Cartografia Tátil na educação escolar.

A Cartografia Tátil é um ramo específico da Cartografia, que visa confeccionar mapas e outros produtos cartográficos que possam ser interpretados por deficientes visuais. A oficina foi dividida em duas partes. Primeiramente foi realizada uma abordagem teórica e introdutória sobre o tema e posteriormente foi realizada uma prática de produção de mapas táteis.

Com esta oficina, conseguimos ter maior percepção da importância do mapa tátil como ferramenta no processo didático-pedagógico do ensino da Geografia. Destacamos também, a importância que os espaços da Semana Acadêmica têm para trazer à discussão de temas que permeiam a formação do licenciado em Geografia.

A seguir exibimos algumas imagens da oficina e dos materiais produzidos.


Acadêmicas realizando a confecção do mapa tátil da região Sul do Brasil (Foto: Ademar Graeff).



  Acadêmicos confeccionando seus mapas táteis (Foto: Ademar Graeff).



 Produções feitas pelos acadêmicos na oficina (Foto: Francieli Figueiró).





Nenhum comentário:

Postar um comentário