Soleandro Zambon e Rayneken Casanova Santos
Bolsistas PIBID
Pode-se dizer que o processo de colonização portuguesa no Brasil foi o principal agente
transformador da diversidade cultural e miscigenação do povo brasileiro. Antes
da chegada dos portugueses, o atual território brasileiro já era habitado por grupos nativos
que tiravam da natureza sua própria subsistência. Do outro lado, Portugal tinha
como objetivo colonizar e explorar nossos recursos naturais e minerais exemplo,
o açúcar, ouro e principalmente o pau-brasil. Em razão disso, utilizou-se mão
de obra escrava oriundas principalmente da África para exploração desses
recursos, sendo os africanos os primeiros povos
a sofrerem imigração e tornarem-se escravos para exploração do pau-brasil.
Desta
forma, nosso território já concentrava muitas culturas e etnias responsáveis
pela formação do povo brasileiro, que sofreu muitas transformações ao longo do
tempo com a vinda de imigrantes da Europa e Ásia criando essa miscigenação e
diversidade cultural que são caracterizadas pela população brasileira nos
quatros cantos do país nos dias atuais.
Por
essa razão, no decorrer do mês de agosto de 2017 na EEB Coronel Lara Ribas, trabalhamos com os alunos a formação do povo brasileiro, com objetivo de entender como
ocorreu a formação e miscigenação do povo brasileiro, buscando romper o
paradigma midiático sobre os povos, esclarecendo como ela se deu em todas as
regiões do Brasil e que não existem povos isolados em uma só região. A escola
tem como proposta todos os anos fazer uma feira para expor o que os alunos
vieram trabalhando ao longo do semestre. Para isso criamos uma dinâmica de trabalho
com foco na população brasileira e sua diversidade para IV Mostra do Conhecimento na Escola.
Foram elaborados mapas-mudos de cada
região do país, a qual os alunos colaram nos mapa o que cada região se destaca
com base em suas culturas, música, vegetação, comidas típicas e principalmente
os povos miscigenados. Com destaque para a região norte, pois os alunos se
surpreenderam como é diversificada e que não há apenas o povo indígena nesta
região. Portanto, como resultado desta atividade, percebemos como foi
importante trabalhar a história do nosso país levando em consideração seus
aspectos históricos culturais e sociais, mostrando como a identidade cultural
da população brasileira contemporânea é fruto de um processo de miscigenação que se diversificou no decorrer do
tempo e, em razão disso, os alunos puderam observar como o povo brasileiro é diverso e espalhado
por um vasto território.
Abaixo, exibimos algumas imagens da apresentação dos mapas produzidos na referida mostra do conhecimento escolar.
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