24 de novembro de 2017

A formação do povo brasileiro: miscigenação e diversidade étnica

Soleandro Zambon e Rayneken Casanova Santos
Bolsistas PIBID

         Pode-se dizer que o processo de colonização portuguesa no Brasil foi o principal agente transformador da diversidade cultural e miscigenação do povo brasileiro. Antes da chegada dos portugueses, o atual território brasileiro já era habitado por grupos nativos que tiravam da natureza sua própria subsistência. Do outro lado, Portugal tinha como objetivo colonizar e explorar nossos recursos naturais e minerais exemplo, o açúcar, ouro e principalmente o pau-brasil. Em razão disso, utilizou-se mão de obra escrava oriundas principalmente da África para exploração desses recursos, sendo os africanos os primeiros povos  a sofrerem imigração e tornarem-se escravos para exploração do pau-brasil.
         Desta forma, nosso território já concentrava muitas culturas e etnias responsáveis pela formação do povo brasileiro, que sofreu muitas transformações ao longo do tempo com a vinda de imigrantes da Europa e Ásia criando essa miscigenação e diversidade cultural que são caracterizadas pela população brasileira nos quatros cantos do país nos dias atuais.
         Por essa razão, no decorrer do mês de agosto de 2017 na EEB Coronel Lara Ribas, trabalhamos com os alunos a formação do povo brasileiro, com objetivo de entender como ocorreu a formação e miscigenação do povo brasileiro, buscando romper o paradigma midiático sobre os povos, esclarecendo como ela se deu em todas as regiões do Brasil e que não existem povos isolados em uma só região. A escola tem como proposta todos os anos fazer uma feira para expor o que os alunos vieram trabalhando ao longo do semestre. Para isso criamos uma dinâmica de trabalho com foco na população brasileira e sua diversidade para IV Mostra do Conhecimento na Escola.
Foram elaborados mapas-mudos de cada região do país, a qual os alunos colaram nos mapa o que cada região se destaca com base em suas culturas, música, vegetação, comidas típicas e principalmente os povos miscigenados. Com destaque para a região norte, pois os alunos se surpreenderam como é diversificada e que não há apenas o povo indígena nesta região. Portanto, como resultado desta atividade, percebemos como foi importante trabalhar a história do nosso país levando em consideração seus aspectos históricos culturais e sociais, mostrando como a identidade cultural da população brasileira contemporânea é fruto de um processo de miscigenação que se diversificou no decorrer do tempo e, em razão disso, os alunos puderam observar  como o povo brasileiro é diverso e espalhado por um vasto território.
Abaixo, exibimos algumas imagens da apresentação dos mapas produzidos na referida mostra do conhecimento escolar.




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