Maycon Fritzen e Renato Canonico de Souza
Bolsistas PIBID
Para cada tema
que nos propomos a trabalhar em sala de aula, surgem dificuldades quanto às
possibilidades de organizar uma metodologia que torne a atividade instigante e
ao mesmo tempo aprofunde a construção do conhecimento com a participação dos
alunos. Mais especificamente, quando observa-se em específico um continente, no
nosso caso o continente europeu, já vislumbra-se para o conteúdo referente a
estrutura etária e a população algumas possibilidades teóricas e práticas
bastante efetivas.
Pensando nessas
metodologias possíveis, traçou-se a estratégia de construir um entendimento
processual de conceitos fundamentais da demografia, para entende-los numa
teoria maior de evolução demográfica para então observar o caso específico de
Europa, mas também colocando como comparativo próximo à realidade dos alunos o
caso brasileiro. Nesse sentido, estudaram-se primeiramente as taxas de
natalidade, mortalidade e a expectativa de vida. Esses três dados articulados
formam a tese central da teoria de transição demográfica, que explica muito da
realidade do crescimento e envelhecimento da população e diferentes países. Conhecendo
os conceitos, os alunos compreenderam facilmente a construção do seguinte
gráfico:
Fases da transição demográfica
Fonte: UOL Educação
O gráfico foi construído na lousa, apresentando fase a fase da transição e exemplificando os motivos e cada mudança, relacionados principalmente ao estilo de vida da população e os avanços científicos no campo da saúde. Dessa forma já foi possível fazer o paralelo com a própria trajetória dos alunos, que tem na sua maioria os avós vindos do campo, os pais participando do processo de êxodo rural e eles próprios a geração que nasce e cresce no contexto urbano. Finalmente o terceiro momento da aula com o 9º ano foi dedicado a observar como isso se reflete nas pirâmides etárias de cada década, apresentando as pirâmides etárias de diferentes países da Europa, da década de 1980, 1990 e de 2010. Com o suporte teórico de artigos que tratam o comparativo com o caso brasileiro, também é possível estabelecer um paralelo com o Brasil, bastando colar na lousa as pirâmides etárias previamente impressas para tal fim.
A atividade foi bastante produtiva e deu conta de abarcar conteúdos e conhecimentos que o próprio livro didático não traz no seu texto, limita-se apenas a mencionar em algumas frases. Esse exercício de observar primeiramente uma construção teórica e posteriormente dados demográficos mais antigos e atuais conseguiu mostrar como efetivamente se dá o processo de transição demográfica e explicar boa parte das dificuldades que os países europeus enfrentam hoje, com o envelhecimento da população.
Leitura Sugerida
SILVA, Barbara-Christine Nentwig. SILVA, Maina Pirajá . Brasil e Europa: uma análise comparativa das estruturas etárias. Scripta Nova (Barcelona), v. XIV, p. 310-322, 2010.