Flávia Ruti
Mass e Taisa Camila Dassi
Bolsista
PIBID Geografia
Dando
sequência às atividades realizadas em sala na Escola de Educação Básica Marechal
Bormann, trabalhamos durante sete aulas com os alunos dos 1° anos (turma 105 e
106), os aspetos da Geografia Física. O intuito da atividade consistiu em
mostrar a grande importância da dinâmica da natureza que molda seu espaço
natural ao longo de seu tempo geológico, como também demonstrar o impacto
causado do homem sobre o espaço.
Os
alunos das turmas 105 e 106, foram divididos em nove grupos, cada qual ficando
responsável por determinado assunto, envolvendo desde os tempos mais remotos
sobre a formação da terra, origem dos continentes, dinâmica entre placas tectônicas,
formação de rochas e relevo, atividades vulcânicas, até temas com que temos
mais contato, como diferentes tipos de precipitação, as massas de ar e os
climas.
Esta
atividade foi desenvolvida durante algumas aulas, primeiro teve um planejamento
entre nós bolsistas e a supervisora, após fez-se o planejamento com os alunos,
onde discutiu-se a metodologia da atividade. Após os alunos tiveram a
possibilidade de pesquisar informações na internet, no laboratório de
informática da escola. A partir da pesquisa realizada, as bolsistas do PIBID
deram algumas sugestões de atividades práticas que pudessem ser desenvolvidas
juntamente com os slides. Dentre as sugestões, os alunos preferiram realizar: maquetes,
cartazes, experiências, uso do globo, vídeos, entre outros.
Depois
dessa etapa, iniciaram-se as apresentações, cada grupo com seu determinado tema
apresentava o conteúdo para a turma, por meio de slides, utilizando o livro
didático, e demais pesquisas, como também mostrava sua atividade prática. Logo
após das apresentações tinha-se o momento de tirar as dúvidas caso existisse,
tanto com os colegas como com a professora responsável pela disciplina de
Geografia.
Alunos apresentando o seminário (uso de cartaz) |
Alunos apresentando o seminário (uso de maquetes) |
A ideia de se trabalhar este assunto por meio de atividades mais dinâmicas deveu-se ao fato de que este é um conteúdo bastante teórico e complexo, e isto, pode se tornar mais cansativo para o aprendizado dos alunos. Assim, as atividades puderam ser elaboradas de forma mais descontraída, possibilitando uma melhor assimilação, como também, colocando em prática a oratória; (ato de se expressar em público). De certa forma, são essas atividades que contribuem para que o ato de aprender não caia na mesmice e incentive os alunos na busca pelo conhecimento.
Sendo assim, podemos afirmar que as
atividades superaram as expectativas tanto os alunos e bolsistas do PIBID,
quanto da professora supervisora, pois, resultaram em boas apresentações e participação
expressiva pelos alunos. Com este trabalho foi possível também mostrar para a
comunidade escolar, os resultados obtidos através de uma exposição nas
dependências da escola, despertando o interesse dos demais.
Exposição
dos materiais no pátio da escola.
Exposição dos materiais no pátio da escola.
|