Edcleia Pedon e Tatiane Ribeiro
Bolsistas PIBID
Durante o mês de junho, na
escola EEB Tancredo de Almeida Neves, desenvolveu-se um projeto com
o 2º ano do ensino médio, no qual foram abordados os assuntos "Guerra Fria", "Capitalismo e Socialismo", "Globalização", "Economia-mundo" e "Metas do Milênio". Objetivou-se despertar nos alunos a
vontade pelo conhecimento dos conhecimentos histórico-geográficos, reconhecer
as diferenças principais entre capitalismo e socialismo, identificar os
principais aspectos da globalização, conhecer como ocorre a economia-mundo e
por fim trabalhar sobre as metas do milênio.
Destacando a importância de se trabalhar com
diversas didáticas diferentes para melhor aprendizagem dos alunos, utilizou-se técnicas e metodologias diferenciadas para melhor aprendizagem dos
alunos, quais sejam: exibição de vídeos, questionário oral, questionário
escrito, discussão sobre a Guerra Fria, textos, acompanhamento no livro didático,
seminário apresentado pelos alunos sobre as metas do milênio, prova avaliativa
e prova de recuperação.
Pode-se perceber que durante
as aulas sobre os conteúdos abordados os alunos se interessaram bastante pelos
vídeos e atividades propostas, pelo que pode-se perceber gostaram bastante. Os
vídeos mostrados puderam esclarecer dúvidas sobre o tema, da maneira que
visualizando os alunos puderam ter um conhecimento maior de tudo, vendo na
prática o que realmente aconteceu com imagens e explicações. Esse projeto pode
desenvolver ainda nos alunos uma visão mais clara do conteúdo.
Durante a realização das
provas, a maioria dos alunos soube dominar o conteúdo e a minoria que foi mal
teve chance de recuperar sua nota após ser realizado um trabalho de recuperação.
Também gostaram muito de apresentar o seminário com as regras o que gerou longa
discussão sobre os temas apresentados no trabalho.
Momentos das atividades.
Ao findar-se esse projeto
com os conteúdos abordados pode se concluir que de maneira quase que geral
ocorreu tudo bem sem grandes dificuldades e com certeza ocorreu conhecimento
por ambas as partes participantes, as metodologias aplicadas poderiam ser mais
diversificadas mas em questão do tempo em decorrência da greve foi tudo meio
que “apressado” mas acreditamos que da maneira em que foi exposto o conteúdo
houve sim a aquisição de conhecimentos pois, durante as aulas houve muita
discussão e explanação das dúvidas ocorrentes.
Por fim, resumindo, pode-se
dizer que foi um projeto simples mas de grande aprendizado.