2 de outubro de 2015

Do mundo bipolar à economia-mundo: atividade de ensino


Edcleia Pedon e Tatiane Ribeiro
Bolsistas PIBID


Durante o mês de junho, na escola EEB Tancredo de Almeida Neves, desenvolveu-se um projeto com o 2º ano do ensino médio, no qual foram abordados os assuntos "Guerra Fria", "Capitalismo e Socialismo", "Globalização", "Economia-mundo" e "Metas do Milênio". Objetivou-se despertar nos alunos a vontade pelo conhecimento dos conhecimentos histórico-geográficos, reconhecer as diferenças principais entre capitalismo e socialismo, identificar os principais aspectos da globalização, conhecer como ocorre a economia-mundo e por fim trabalhar sobre as metas do milênio.
Destacando a importância de se trabalhar com diversas didáticas diferentes para melhor aprendizagem dos alunos, utilizou-se técnicas e metodologias diferenciadas para melhor aprendizagem dos alunos, quais sejam: exibição de vídeos, questionário oral, questionário escrito, discussão sobre a Guerra Fria, textos, acompanhamento no livro didático, seminário apresentado pelos alunos sobre as metas do milênio, prova avaliativa e prova de recuperação.

Pode-se perceber que durante as aulas sobre os conteúdos abordados os alunos se interessaram bastante pelos vídeos e atividades propostas, pelo que pode-se perceber gostaram bastante. Os vídeos mostrados puderam esclarecer dúvidas sobre o tema, da maneira que visualizando os alunos puderam ter um conhecimento maior de tudo, vendo na prática o que realmente aconteceu com imagens e explicações. Esse projeto pode desenvolver ainda nos alunos uma visão mais clara do conteúdo.

Durante a realização das provas, a maioria dos alunos soube dominar o conteúdo e a minoria que foi mal teve chance de recuperar sua nota após ser realizado um trabalho de recuperação. Também gostaram muito de apresentar o seminário com as regras o que gerou longa discussão sobre os temas apresentados no trabalho.


Momentos das atividades.


Ao findar-se esse projeto com os conteúdos abordados pode se concluir que de maneira quase que geral ocorreu tudo bem sem grandes dificuldades e com certeza ocorreu conhecimento por ambas as partes participantes, as metodologias aplicadas poderiam ser mais diversificadas mas em questão do tempo em decorrência da greve foi tudo meio que “apressado” mas acreditamos que da maneira em que foi exposto o conteúdo houve sim a aquisição de conhecimentos pois, durante as aulas houve muita discussão e explanação das dúvidas ocorrentes. 

Por fim, resumindo, pode-se dizer que foi um projeto simples mas de grande aprendizado.