28 de outubro de 2013

Trabalho de campo integrado entre Geografia e Ciências: o espaço conectado com a vida

Joseane de Lima
Bolsista PIBID
       
Para compreender os processos e formas da interligação entre o espaço e a humanidade, é necessário considerar vários elementos que direta ou indiretamente se relacionam historicamente durante os fragmentos do tempo, porém, não basta analisar apenas a superficialidade, mais sim é primordial que haja uma reflexão epistemológica que vá além do que os olhos podem ver, é preciso compreender e correlacionar os processos que com o passar do tempo deram forma ao espaço atual.

Os professores de Ciências e Geografia que atuam no sexto ano organizaram no dia 29 de agosto um trabalho de campo ao Ecoparque, um parque público localizado na cidade de Chapecó. Esta atividade foi elaborada no âmbito do PIBID Geografia e visou possibilitar que os alunos compreendam as conexões que existem entre os elementos da vida, ou seja, a interrelação entre: terra, água, energia e ar. Contudo é de extrema importância que os alunos assimilem a teoria através das atividades em sala de aula com a prática realizada no Ecoparque, pois possibilita o contato direto a partir da observação e análise mediada pelas professoras e bolsistas do PIBID.

Alunos em observações de campo.
Bolsista auxiliando na observação de campo. 

Durante a atividade, foram abordados os seguintes conteúdos:
Ø  1. Princípios de localização geográfica – Coordenadas Geográficas;
Ø  2. Formação da Crosta Terrestre, rochas e sua decomposição.
Ø  3. Solos;
Ø  4. Fungos decompositores;
Ø  5. Fauna e flora;
Ø  6. Paisagens e interferência humana.
Croqui do trajeto percorrido.

As atividades envolviam a elaboração de croqui com o trajeto percorrido entre a escola e o parque, a coleta de amostras de solo, observação da paisagem e entrevistas com usuários do parque. Durante a realização das atividades houve por parte dos alunos a distinção das diferentes paisagens, importância da preservação de todas as formas de vida que se conectam e dependem uma da outra.