22 de agosto de 2012

Construção de mapas temáticos sobre os “setores da economia brasileira”

     Flávia Ruti Mass e Kelli de Bona
Bolsistas PIBID
    
A construção de mapas temáticos sobre os setores da economia brasileira, setor primário, secundário e terciário, surgiu da necessidade de uma atividade prática complementar para os alunos dos 1° anos, turmas 105 e 106. Os bolsistas do PIBID prepararam uma atividade de elaboração de mapas que foi trabalhada juntamente com o conteúdo:  “A Representação do Espaço Geográfico: Linguagem Cartográfica e Leitura de Mapas”.

Inicialmente, ministrou-se uma aula expositiva dialogada sobre o tema explicando para os alunos aspectos teóricos da elaboração de mapas e os seus principais elementos, o que ficou sob a responsabilidade da professora da disciplina de Geografia. Após isso, foi trabalhado com a construção dos mapas com os alunos. Nesta atividade, realizada no período de 04/07 a 12/07, os alunos tiveram a orientação das bolsistas Flávia Ruti e Kelli de Bona.

O objetivo da atividade foi relacionar os principais elementos do mapa como legenda, simbologia, título; etc;, a partir da representação dos setores da economia brasileira. Os alunos fizeram essa atividade em dupla onde receberam uma folha de papel A4 com três mapas mudo do Brasil, em cada mapa deveria ser representado um setor da economia brasileira. As bolsistas passaram informações e orientaram todo processo de elaboração dos mapas, discutindo, ainda, o órgão responsável pela produção de estatísticas: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 


Alunos construindo mapas (Foto: Flávia Ruti Mass, 2012).


Alunas apresentando os mapas concluídos  (Foto: Flávia Ruti Mass, 2012).  


A atividade foi avaliada de maneira positiva tanto pelos alunos que melhoraram seus conhecimentos e tiveram sanadas suas dúvidas sobre o conteúdo, como pela professora responsável pela disciplina de Geografia, que com a contribuição das bolsistas pôde trabalhar melhor com os conteúdos de Cartografia nos 1as anos. As bolsistas também avaliaram de maneira muito positiva a atividade, pois foi uma oportunidade de adquirir novas experiências e conhecimentos. Atividades que envolvem o ensino de cartografia devem ser trabalhadas através do envolvimento dos alunos na elaboração de seus próprios mapas, sendo que a formação de um bom leitor de mapas passa, antes de tudo, pela formação de um bom construtor dessas formas de representação espacial.