Fabiane Ripplinger e Nadialine Zambot
Bolsistas PIBID
As
desigualdades sociais acontecem em todos os países, entretanto com diferentes
proporções, sendo ela mais expressiva em países em desenvolvimento. Entre as
causas das desigualdades sociais estão a má distribuição de renda e recursos, a
falta de investimentos na saúde e na educação, poucas oportunidades de
trabalho, corrupção, entre outras causas.
Mas a social não é a única desigualdade
existente no Brasil. Podemos citar outros tipos de desigualdades que advém da
desigualdade social (ou contribuem para ela) como étnicas, raciais, culturais,
regionais, de gênero no trabalho, econômicas, educacionais, entre outras. Entre
os mais afetados pelos vários tipos de desigualdade estão as crianças e jovens,
que se encontram despreparados para enfrentar o mercado de trabalho, não
continuam os estudos e ficam sujeitos a marginalidade/criminalidade, ao mundo
do crime e das drogas. A pobreza, fome, desnutrição, mortalidade infantil,
favelização, desemprego, violência, entre outros estão entre as consequências
dos diversos tipos de desigualdades.
A temática das desigualdades sociais foi
trabalhada com uma atividade didática especial em turmas do oitavo ano do
ensino fundamental na Escola São Francisco, utilizando-se uma representação teatral. Após uma aula ministrada pela
professora supervisora do projeto referente ao
tema supracitado e sob sua orientação os alunos deveriam
fazer uma apresentação (cartazes, teatro, texto ou poesia), cada
grupo pôde escolher com o que gostaria de trabalhar, os alunos produziram
textos, cartazes e teatro, que foi uma forma diferente deles mostrarem como
viam as desigualdades, que são explícitas atualmente. Como auxílio no
entendimento do assunto, na aula seguinte, foi passado o filme “Escritores da
liberdade” para que os alunos observassem as desigualdades existentes baseados
em uma história real porem não brasileira.
Dando sequência nas atividades, acompanhamos
as apresentações, sendo uma delas a de um teatro, com o objetivo de os alunos
expressarem seu entendimento do assunto e de uma forma simples. Estes alunos,
com o conhecimento adquirido em sala e com pesquisas, desenvolveram esta
apresentação, tratando diversos tipos de desigualdades em uma família, sendo
composta por quatro alunos do oitavo ano interpretando os papéis de mãe, duas
filhas biológicas e um adotivo, sendo o filho adotivo excluído das atividades
de lazer da família, sendo humilhado e obrigado a sujeitar-se as ordens das
irmãs na ausência da mãe, e sendo muitas vezes responsabilizado pelas más ações
delas, que rejeitavam-no por ser diferente e por acharem ele um intruso na
família.
Confecção de cartaz e teatro apresentado pelos
alunos.
Foto: Fabiane Ripplinger
Ao finalizar a atividade pode-se concluir que os alunos
compreenderam a temática abordada e assim desmistificar o que é a desigualdade
social e como ela acontece em todos os territórios, e não somente em alguns
locais como eles haviam pensado. Eles nos surpreenderam com a coragem de
apresentar aos colegas uma peça teatral, pois havia certa timidez no início,
mas que com o passar da apresentação isso não se fez mais presente. Pode-se
perceber que os outros alunos gostaram da apresentação dos colegas e que esta metodologia
poderá ser mais explorada principalmente nesta turma.