14 de setembro de 2015

As desigualdades sociais no Brasil: o teatro usado como metodologia de ensino

Fabiane Ripplinger e Nadialine Zambot
Bolsistas PIBID

As desigualdades sociais acontecem em todos os países, entretanto com diferentes proporções, sendo ela mais expressiva em países em desenvolvimento. Entre as causas das desigualdades sociais estão a má distribuição de renda e recursos, a falta de investimentos na saúde e na educação, poucas oportunidades de trabalho, corrupção, entre outras causas.

Mas a social não é a única desigualdade existente no Brasil. Podemos citar outros tipos de desigualdades que advém da desigualdade social (ou contribuem para ela) como étnicas, raciais, culturais, regionais, de gênero no trabalho, econômicas, educacionais, entre outras. Entre os mais afetados pelos vários tipos de desigualdade estão as crianças e jovens, que se encontram despreparados para enfrentar o mercado de trabalho, não continuam os estudos e ficam sujeitos a marginalidade/criminalidade, ao mundo do crime e das drogas. A pobreza, fome, desnutrição, mortalidade infantil, favelização, desemprego, violência, entre outros estão entre as consequências dos diversos tipos de desigualdades.

A temática das desigualdades sociais foi trabalhada com uma atividade didática especial em turmas do oitavo ano do ensino fundamental na Escola São Francisco, utilizando-se uma representação teatral. Após uma aula ministrada pela professora supervisora do projeto referente ao tema supracitado e sob sua orientação os alunos deveriam fazer uma apresentação (cartazes, teatro, texto ou poesia), cada grupo pôde escolher com o que gostaria de trabalhar, os alunos produziram textos, cartazes e teatro, que foi uma forma diferente deles mostrarem como viam as desigualdades, que são explícitas atualmente. Como auxílio no entendimento do assunto, na aula seguinte, foi passado o filme “Escritores da liberdade” para que os alunos observassem as desigualdades existentes baseados em uma história real porem não brasileira.

Dando sequência nas atividades, acompanhamos as apresentações, sendo uma delas a de um teatro, com o objetivo de os alunos expressarem seu entendimento do assunto e de uma forma simples. Estes alunos, com o conhecimento adquirido em sala e com pesquisas, desenvolveram esta apresentação, tratando diversos tipos de desigualdades em uma família, sendo composta por quatro alunos do oitavo ano interpretando os papéis de mãe, duas filhas biológicas e um adotivo, sendo o filho adotivo excluído das atividades de lazer da família, sendo humilhado e obrigado a sujeitar-se as ordens das irmãs na ausência da mãe, e sendo muitas vezes responsabilizado pelas más ações delas, que rejeitavam-no por ser diferente e por acharem ele um intruso na família.


Confecção de cartaz e teatro apresentado pelos alunos.
Foto: Fabiane Ripplinger


Ao finalizar a atividade pode-se concluir que os alunos compreenderam a temática abordada e assim desmistificar o que é a desigualdade social e como ela acontece em todos os territórios, e não somente em alguns locais como eles haviam pensado. Eles nos surpreenderam com a coragem de apresentar aos colegas uma peça teatral, pois havia certa timidez no início, mas que com o passar da apresentação isso não se fez mais presente. Pode-se perceber que os outros alunos gostaram da apresentação dos colegas e que esta metodologia poderá ser mais explorada principalmente nesta turma.