27 de fevereiro de 2015

Migrações forçadas, colonização e desigualdades sociais na América Latina: confecção de mapas de fluxos para o entendimento da dinâmica migratória

Daniela Feyh Wagner e Joel dos Santos Pereira
Bolsistas PIBID


Introdução

O termo migração corresponde à mobilidade espacial da população. Migrar é trocar de país, de Estado, de região, de cidade. Esse processo ocorre desde o início da história da humanidade. O ato de migrar faz do indivíduo um emigrante ou imigrante. 

Emigrante é a pessoa que deixa um lugar de origem com destino a outro lugar;
O imigrante é o indivíduo que chega em um determinado lugar para nele viver.

Dentre as migrações, tem-se as espontâneas e forçadas:

Migrações espontâneas – quando o sujeito planeja, espontaneamente, migrar para outro lugar, seja por motivo econômico, político ou cultural;
Migrações forçadas – quando o indivíduo se vê obrigado a migrar de seu lugar de origem, ou seja, migra contra sua própria vontade;

Com as grandes navegações e a expansão do capitalismo, registrou-se um grande aumento no fluxo de pessoas, principalmente vindo da Europa em direção às Américas. Devido a constante demanda de mão de obra e devido à proibição que a Igreja Católica impôs em escravizar os indígenas nativos para trabalhos forçados, os europeus buscaram na África esses trabalhadores, estimulando o aprisionamento de nativos no interior do continente, por meio de guerras tribais. Estes negros aprisionados eram posteriormente trocados por mercadorias e levados aos navios negreiros, nos quais eram transportados para trabalharem como escravos na Américas.

O tráfico de nativos africanos é considerado o maior fluxo migratório forçado já conhecido, que durou de meados do século XVI até meados do século XIX. O comércio envolveu a movimentação de mais de 3 milhoes de pessoas.

As colônias europeias da América Latina foram colônias de exploração, em que a terra servia somente para obtenção de lucros à metrópole, ou seja, tudo que era produzido ou retirado da natureza era levado embora. Não havia preocupação com o mercado interno das colônias, sendo que mais tarde, ao se tornarem repúblicas, os países recém livres estavam desestruturados.

De acordo com Boligian (2005, p. 99)

“Os países da América Latina possuem dívidas internacionais desde quando se tornaram independentes, devido aos onerosos gastos que tiveram durante o processo de descolonização ou até mesmo para custear suas despesas após desligarem-se das metrópoles”.  

As desigualdades começaram nas suas independências e continuaram aumentando, como pode-se perceber hoje, existindo uma grande desigualdade social nestes países, sendo a região mais desigual do continente Americano em termos econômicos, sociais e culturais.

A distribuição de renda é muito irregular, fazendo que haja bolsões de pobreza em todos os países. As populações na sua grande maioria vivem nos grandes centros, convivendo com o desemprego, subempregos, falta de educação, saúde e infraestruturas adequadas.

Durante décadas os países da América Latina vem tentando se livrar da dívida externa, sendo poucos os que conseguiram pular de países subdesenvolvidos para países em desenvolvimento.


Atividades desenvolvidas com duas turmas do oitavo ano

Após o estudo de conceitos referentes às migrações, à colonização das Américas, houve um estudo mais aprofundado sobre migrações forçadas (o tráfico negreiro), com a exibição de parte do filme “La Amistad” (1997). Com o recorte do filme, os alunos puderam perceber como eram tratados os escravos, as injustiças que sofriam.

Após o vídeo, foram desenvolvidas atividades em 3 etapas:

1. Os alunos elaboraram vídeos sobre a África, mostrando as desigualdades existentes no país, como também fizeram pesquisas sobre a cultura, onde trouxeram à aula músicas sobre o continente africano;
2. Houve a elaboração de mapas de fluxo, em que com o uso da Cartografia foi possível o entendimento da dinâmica dos fluxos migratórios forçados da África em direção às Américas;
3. Como terceira e última atividade avaliatória, foi elaborado um questionário para ser respondido pelos alunos, sobre tudo o que foi estudado sobre migrações, como também sobre as desigualdades sociais resultantes do processo de colonização.



Mapas de fluxos sendo elaborados.



Um dos mapas de fluxos produzidos pelos estudantes.


Foi possível perceber o interesse que ambas as turmas apresentaram em relação ao assunto, principalmente em relação à produção dos mapas de fluxo. O contato com a cartografia destacou a habilidade de alguns alunos com desenhos. Outra atividade, a produção de vídeos sobre a África mostrou a habilidade de outros, sobre elaboração e edição de imagens, seleção de músicas. A atividade com as perguntas gerais sobre as temáticas abordadas infelizmente não foi muito proveitosa, pois foram poucos os alunos que devolveram o questionário respondido, entretanto os que devolveram haviam elaborado boas respostas.

O trabalho realizado mostrou-se muito proveitoso, com resultados muito positivos para nós, professores em formação.